sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Acontecimentos Religiosos Importantes no período de 1822 a 1884

Nascimento do Padre Cícero
Papa Pio IX condenou a Maçonaria
Eleição do Papa Leão XII
Giovanni Maria Mastai Ferretti é eleito o Papa Pio IX
Os Jesuitas são expulsos da Guatemala
Morte do bispo brasileiro nascido em Portugal, D. Antônio Ferreira Viçoso
Beatificação de Giovanni della Verna

Ps: Não pude pegar as datas, mas acredito que esses são alguns acontecimentos importantes relacionados a religião, na minha opinião

Guerra da Secessão

   A Guerra da Secessão foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. O conflito foi entre a parte norte e a parte sul do Estados Unidos.
Luta entre Estados do Norte e Sul
    A causa principal desse conflito foi que os estados do sul, tinham uma economia baseada no latifundio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para exportação. Enquanto isso, os estados do norte defendiam a abolição da escravatura e possuíam sua economia baseada na indústria. Essa diferença de interesses fez acontecer a guerra da Secessão.

   A guerra teve início em 1861 através de ações militares do sul. Com duração de cinco anos, a guerra ocasionou a morte de mais de 600 mil americanos. Os estados do Norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram a guerra e impuseram seus interesses sobre o país.

   Devido a guerra, houve uma série de consequências, entre elas, a região sul foi ocupada até 1877, o processo de industrialização do norte intensificou ainda mais, gerando mais riqueza na região. Por outro lado o sul passou por uma crise, perdendo sua influência política. E por fim, a escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade . 
 

Guerra do Paraguai

   A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nessa Guerra o Paraguai lutou contra a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
Invasão do Paraguai ao Rio Grande do Sul
    A causa principal desse conflito foi que o ditador paraguaio Francisco Solano Lopes desejava conquistar terras na região da Bácia do Prata, para seu país obter uma saída ao Oceano Atlântico.

    A Guerra do Paraguai começou em novembro de 1864, quando um navio brasileiro foi aprisionado pelos paraguaios, no Rio Grande do Sul, no dia 1 de maio de 1865, a Tríplice Aliança sela um acordo com a Inglaterra, para obter ajuda contra o Paraguai. E em 1870, a guerra termina com a morte do ditador Francisco Solano Lopes.

   Nessa Guerra, morreram em média 300 mil pessoas (civis e militares), a indústria paraguaia foi destruída e a economia ficou totalmente comprometida, o prejuizo do Brasil, com os gastos da guerra, foi extremamente elevado, prejudicando toda economia brasileira e por fim a Inglaterra, que apoiou a Tríplice Aliança, aumentou sua influência na região.


   
  

                                                           Século XIX

                                                  O século da burguesia



Os nobres depois do clero eram a classe mais rica possuíam grandes áreas de terra  e regalias políticas , devido a alianças geradas pela união de duas famílias influentes que garantiam mais poder econômico e político,logo, os nobres passam a ser influentes na política.
As alianças políticas davam benefícios aos nobres como: não pagar impostos, receber terras, entre outras vantagens, mas elas tinham que ser fieis a nação como, por exemplo: em uma situação de guerra mobilizar-se e lutar junto ao país.
A partir de 1820 o clero e a nobreza perderam alguns de seus benefícios, mesmo assim mantendo suas terras. O contexto social muda a partir dessa época, surge a burguesia (classe importante para o desenvolvimento econômico, como comercio e as atividades industrias), e o povo (classe mais abundante) passa a ter os mesmos direitos de outras classes.
O século XIX foi marcado pela burguesia, eles se destacavam pela sua riqueza e trabalhos na maioria das vezes como comerciantes, banqueiros, médicos, advogados. E alguns mais poderosos recebiam um titulo de nobreza do rei como: visconde, barão e conde.
Mais diferente da nobreza a burguesia pensava que as pessoas valiam pelo seu conhecimento, trabalho, sucesso profissional e não por títulos ou pelas riquezas herdadas.



A alta burguesia habitava os arredores das cidades com grandiosas mansões rodeadas de jardins, já a media burguesia morava em novos bairros muitas vezes em prédios.
A alimentação da burguesia e da nobreza era abundante e variada. Qualquer família burguesa ou nobre fazia quatro refeições por dia; o pequeno almoço, o almoço, o lanche e o jantar. Apreciavam muito os pratos de carne e os doces; compotas, pudins, bolachas. Nas pastelarias e cafés, eram os maiores consumidores de chá, café, refrescos e gelados.
O vestuário da alta burguesia e da nobreza era idêntico. Damas e Cavalheiros vestiam-se segundo a moda francesa.
As senhoras usavam vestidos compridos até aos pés. As mangas eram tufadas e, nos vestidos de baile, os decotes eram grandes. Na cabeça, o chapéu era indispensável, mas, em dia de festa, podia ser substituído por flores e rendas. Tinham um cuidado especial com os penteados, o pó-de-arroz e os perfumes.






Os homens usavam calças e sobrecasaca ou paletó. Não dispensavam o colete e, ao pescoço, lenço ou gravata. Preocupavam-se com o bigode encerado, as patilhas, o alfinete de gravata e a bengala. Meninos ou meninas vestiam de igual até aos 6 anos. Depois dessa idade o seu vestuário era igual ao dos adultos.
Nos momentos de lazer era muito comum que os burgueses fossem aos jardins, teatros, óperas, cafés e bailes.
O passeio público era, na época, um parque ajardinado delimitado por um gradeamento. Funcionava como um lugar de encontro das pessoas da cidade. Juntavam-se aos domingos e nos dias de semana, ao fim da tarde, para ouvir música tocada nos coretos ou, simplesmente, para passear e conversar.

                             

Informações em inglês


Full Name: Gregor Johann Mendel
Date of Birth: 20 july 1822
Place of Birth: Nový Jicin / Moravia-Silesia / Austrian Empire
Status: Single
Things like: Studying and experiments with plants.
Things we do not like: Being ignored.
Academic Formation: Studied two years in Philosophical Institute of Olomouc and during two years in University of Natural History in Vienna.
Best Works Performed: Crossing peas and discovery of genetic factors.


Informações em espanhol


Nombre Completo: Gregor Johann Mendel
Fecha de Nacimiento: 20 julio 1822
Local de Nacimiento: Nový Jicín/ Morávia-Silésia/ Império Austríaco
Estado Civil: Solo
Coisas que le gustan: Estudiar y llevar a cabo experimentos con plantas.
Coisas que no le gustan: Ser ignorada.
Formación Académica: Estudió dos años en el Instituto Filosófico de Olomouc y durante dos años en la Universidad de Historia Natural de Viena.
Mejores trabajos realizados: Cruce entre guisantes y el descubrimiento de los factores genéticos.



Independência do Brasil

  A independência do Brasil foi proclamada por Dom Pedro I, no dia 07 de setembro de 1822. Com o objetivo de ter mais poder, ele não queria voltar para Portugal para ser apenas um príncipe, então preferiu continuar no Brasil sendo imperador. 
   Em 1820, Dom João VI voltou a Portugal, levando toda corte portuguesa e deixando seu filho Dom Pedro I como regente do Brasil. Dois anos depois, os portugueses desejavam que ele voltasse a Portugal para recolonizar o Brasil. A elite brasileira induziu Dom Pedro I a permanecer no país, os brasileiros fizeram um abaixo assinado com mais de 8000 assinaturas e ele decidiu ficar. Esse dia ficou conhecido com dia do ''fico''.
Grito do Ipiranga.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Características Geográficas de Troppau

Noroeste da República Tcheca atual. A parte rosa representa a antiga Troppau, agora Opava
  A região de Troppau (atual Opava, República Tcheca) onde Mendel viveu, apresenta o clima denominado Temperado Oceânico. Esse tipo de clima está presente nas regiões de litoral das latitudes médias, como o oeste e noroeste da Europa. As chuvas são abundantes durante o ano e as temperaturas não sofrem muita variação, sendo os invernos frios e os verões frescos. A maritimidade é um fator que influencia na amplitude térmica baixa.

Climograma da região de Troppau, representando o clima Temperado Oceânico
   
  O bioma dessa região é a Floresta Temperada, que condiz com as características desse clima. Nesse bioma, predomina-se as chamadas plantas caducifólias que caracterizam-se pelas folhas amareladas ou alaranjadas que perdem as folhas no outono e as recuperam na primavera. Mais precisamente na Europa, as árvores  características do local são os Carvalhos e as Faias. Quanto ao solo da Floresta, é bastante rico e de cor parda constituído de matérica orgânica de animais em decomposição, insetos e parte de vegetais, além de bactérias, fungos e protozoários que se alimentam do material orgânico. Pode-se afirmar que também é um ótimo solo para agricultura.

Na imagem, aparece o que é apresentado no texto sobre as árvores amareladas e alaranjadas, típicas desse Bioma.




quarta-feira, 10 de outubro de 2012

1ª Lei de Mendel

  A primeira lei de Mendel é também conhecida como Lei do Mono-Hibridismo com dominância, e consiste na seguinte ideia:
  " Cada caráter é determinado por um par de fatores genéticos denominados alelos. Este, na formação dos gametas, são separados e, dessa forma, pai e mãe transmitem apenas um para seu descendente. "
  Ou seja, existem fatores hereditários que determinam as características físicas de um indivíduo. Mendel chegou a essa conclusão através de experimentos realizados com uma especie de ervilha.
  Como pode ser visto na imagem, o experimento consistiu no cruzamento entre plantas puras de sementes amarelas e verdes. Desse cruzamento originaram somente indivíduos de semente amarela, após isso, Mendel deixou as plantas se autofecundarem, para observar o resultado do cruzamento dos indivíduos da segunda geração, e como resultado surgiram plantas com sementes amarelas e verdes, porém com uma proporção de 3:1.
  Mendel concluiu que as plantas da primeira geração, chamada de geração P (paternal), seriam consideradas puras pois todos os seus ascendentes tinham as mesmas características, e, portanto, têm apenas um tipo de genes (alelos). Enquanto que as plantas da segunda geração (geração F1) por serem descendentes de plantas puras diferentes, possuem os dois genes da geração P, mas com as características de um dos indivíduos da geração P.
  A partir do cruzamento da geração F1 surgiram indivíduos com as características das das plantas da geração P. Outra conclusão foi de que um dos genes é dominante em relação ao outro, portanto, em caso de homozigose dominante e heterozigose, os indivíduos expressam a mesma característica, e a outra característica só será expressa em caso de homozigose recessiva.
O esquema acima representa os alelos dos indivíduos.

 

A filosofia de Mendel

  Gregor Mendel está relacionado às ideias e pensamentos da corrente filosófica do racionalismo. O racionalismo é um método que utiliza a razão, o raciocínio lógico e operações mentais como fonte de um verdadeiro conhecimento, e define o uso dos sentidos para obter conhecimento como enganador. A principal característica dos pensamentos de Mendel, que pode estar relacionada aos conceitos racionalistas, é o uso da matemática para criar leis da natureza que, em seu caso, definem o modo que os genes passados de geração em geração se expressam perante as características físicas.
Mendel pensando (raciocinando) em uma possível  "lei".
  

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Contexto Histórico do período em que Mendel viveu

  Gregor Mendel viveu numa época com grande número de guerras, revoluções e inovações. Nas artes o período foi caracterizado pelo romantismo que tinha uma ampla visão poética mundial. 
   Na Europa, a Guerra das Sete Semanas, 1866, que envolveu o Império Austríaco e as revoluções de 1848, que foram um conjunto de evoluções, foram os principais eventos que envolveram mudanças políticas e geográficas. Enquanto isso, na América ocorreu a Guerra da Secessão, civil americana, e a Guerra do Paraguai que envolveu o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai.  
                                           Famosa imagem representativa da Guerra Civil Americana, um dos                                          momentos históricos que ocorreu durante a vida de Mendel

 

A Genética


  Sua grande descoberta está relacionada ao fato das heranças hereditárias não serem uma coincidência, mas algo comprovado cientificamente. Essa descoberta deve-se ao seu estudo sobre ervilhas, por ser esta uma espécie de fácil observação. Ele cruzou espécies, analisou os genótipos e sempre obtinha o mesmo resultado dependendo do genótipo da geração parental. Mendel desenvolveu duas leis, baseadas em seus estudos de características fenotípicas e genotípicas. Na 1ª Lei de Mendel, conhecida como Mono-hibridismo com dominância, a sugestão é de cruzar duas espécies com apenas uma característica.

   Na 2ª Lei de Mendel, conhecida como Lei da Segregação Independente, o intuito é de cruzar duas espécies analisando duas características diferentes e independentes.

Quem foi Gregor Mendel ?

  Gregor Johann Mendel é considerado o Pai da Genética, já que seus experimentos estiveram relacionados à melhor compreensão da herança biológica. Ele nasceu no dia 20 de julho de 1822, na região de Troppau, Áustria e, com 21 anos, integrou-se ao mosteiro da Ordem dos Monges Agostinianos. A partir desse ano ele tornou-se professor na Escola Superior de Brno e dedicou-se ao estudo do cruzamento de várias espécies de plantas, alguns insetos e até camundongos.
  Apesar de ter impresso e distribuído seus trabalhos em vários países, suas ideias não foram inicialmente aceitas e, no fim de sua vida, ele deixou suas pesquisas de lado, pois estaria ocupado com as tarefas administrativas do mosteiro. Mendel morreu no dia 6 de janeiro de 1884, aos 61 anos, no mesmo mosteiro.