quarta-feira, 10 de outubro de 2012

1ª Lei de Mendel

  A primeira lei de Mendel é também conhecida como Lei do Mono-Hibridismo com dominância, e consiste na seguinte ideia:
  " Cada caráter é determinado por um par de fatores genéticos denominados alelos. Este, na formação dos gametas, são separados e, dessa forma, pai e mãe transmitem apenas um para seu descendente. "
  Ou seja, existem fatores hereditários que determinam as características físicas de um indivíduo. Mendel chegou a essa conclusão através de experimentos realizados com uma especie de ervilha.
  Como pode ser visto na imagem, o experimento consistiu no cruzamento entre plantas puras de sementes amarelas e verdes. Desse cruzamento originaram somente indivíduos de semente amarela, após isso, Mendel deixou as plantas se autofecundarem, para observar o resultado do cruzamento dos indivíduos da segunda geração, e como resultado surgiram plantas com sementes amarelas e verdes, porém com uma proporção de 3:1.
  Mendel concluiu que as plantas da primeira geração, chamada de geração P (paternal), seriam consideradas puras pois todos os seus ascendentes tinham as mesmas características, e, portanto, têm apenas um tipo de genes (alelos). Enquanto que as plantas da segunda geração (geração F1) por serem descendentes de plantas puras diferentes, possuem os dois genes da geração P, mas com as características de um dos indivíduos da geração P.
  A partir do cruzamento da geração F1 surgiram indivíduos com as características das das plantas da geração P. Outra conclusão foi de que um dos genes é dominante em relação ao outro, portanto, em caso de homozigose dominante e heterozigose, os indivíduos expressam a mesma característica, e a outra característica só será expressa em caso de homozigose recessiva.
O esquema acima representa os alelos dos indivíduos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário